quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cursos... desabafo... dilema...

Olá meninas.

Então, eu nunca falei disto aqui no blog porque achei que não tinha nada a ver com os assuntos que quero abordar mas, estou num dilema horrível e não sei o que fazer :s
Este ano acabei o 12º ano, no curso tecnológico de Línguas e Humanidades com uma média de 14 valores, pelo que me foi alterada para 12 devido às notas finais dos anos anteriores. Quando entrei para o secundário, decidi enveredar para o curso de ciências e tecnologia, que envolvia matemáticas, químicas, biologia e isso não era para mim, não me adaptei o que me levou à mudança de curso para o de línguas. Ou seja, perdi um ano... Então, fui para este curso, e digo-vos que foi o melhor que podia ter feito. Apesar de ter história A e geografia A que não gostava muito, adaptei-me. Passei a adorar geografia, e desisti da disciplina de história no 11º. Então, no 11 fiz exame a geografia e a espanhol e passei para o 12º.  Entretanto, quis desistir da escola porque não estava contente, e não queria estudar mais.

Depois deste pequeno problema, ultrapassei e decidi continuar. O 12º ano foi bastante bom, porque mudei de turma e empenhei-me bastante, e passei a estudar todos os dias, fazia todos os trabalhos e mantive as minhas notas positivas sem negativas. Motivou-me para continuar o bom caminho até ao final do ano. Acabei com óptimas notas. O que se sucedia era o seguinte, no final do ano temos exames nacionais e esses é que vão ditar o nosso destino, ou seja, se concluímos o secundário ou não. Eu como tinha desistido da disciplina de história, não tive contacto com a matéria durante 2 anos ( é muito ) e tinha de realizar o exame nacional para poder concluir o 12º. Então, em uma semana estudei todos os dias, entre 8 a 9 horas. Qual não foi o meu espanto, quando fui para o exame totalmente insegura e cheia de medo de não conseguir, que passei no exame :D Fiquei super contente, desatei a chorar no meio do corredor da escola porque finalmente depois de tanto esforço tinha conseguido acabar. Então, passei no exame de português e história e podia candidatar-me à universidade.

Este episódio foi um dissabor, porque depois de tanto trabalho e sacrifício não consegui entrar :( foi mesmo um sentimento desolador porque pensava que podia mesmo entrar e que ia viver a vida académica e ter uma licenciatura e mestrado numa coisa que gostava, que era educação social. Não consegui, segui em frente...

Desde então, estou parada. Fui entregar currículos em várias lojas de roupa, perfumarias, de bijutaria etc e nada. Imaginam como é que eu estou não é? Principalmente se alguma de vós esteja com o mesmo problema que eu. Estou completamente desanimada, porque actualmente o nosso país encontra-se na miséria total, ninguém precisa de empregados seja para o que for e isto é muito mau.

Estou num impasse, queria imenso tirar um curso que envolva maquilhagem, estou decidida e é mesmo isto que eu quero. Mas, aqui no Algarve a coisa é difícil porque não há tanta variedade de escolas e lojas de maquilhagem que dêem cursos, com diploma. Sei, que na Soriza dão cursos de estética, ou seja, engloba maquilhagem e muito mais. Não sei o que fazer, porque há tanta gente que está a ir para o mesmo caminho que eu quero ir e não haverá "lugar para mim". E ir para a faculdade também é uma coisa que gostava de ir, mas infelizmente isto está bastante mau, tanto para mim como para muita gente e gastar quase 1000€ em propinas é bastante, e também não é um curso que diga " é mesmo isto que eu quero ", porque não é. O que eu gosto mesmo é de maquilhagem, poder pintar uma tela ao meu gosto, aprender, ensinar, trabalhar com vários materiais e várias técnicas, poder trabalhar com pessoas que gostem tanto de maquilhagem quanto eu, é isto que eu gosto.


Como podem ver, estou mesmo num dilema. Peço desculpa pelo enorme desabafo, mas isto é mesmo difícil.
E vocês, também sofrem deste tipo de dilema? Estão em dúvida entra algum curso/trabalho? Contem-me tudo :D

Beijinhos,

5 comentários:

  1. Ola!!!!
    Decidir o que queremos fazer para o resto da vida numa idade tão precoce é sempre conflituoso.
    Tens que seguir o teu instinto...se é de maquilhagem que gostas aposta nisso. Eu sou formada em linguas...e como sabes não trabalho na area. Sabes que hoje em dia o factor sorte dita muito do nosso futuro. Por isso eu axo k deves estudar o que gostas... luta por isso... se não der frutos depois viras-te para outras areas...mas com maquilhagem acho que tens varias areas onde podes trab... desde maquilhadora profissional, formadora, aconselhamento de produtos... :) Boa sorte ;)

    ResponderEliminar
  2. oi bonequinha

    em 1º lugar muitos parabéns por teres tomado a decisão de acabar o secundário e por o teres feito=)
    em 2º eu, apesar de nunca ter passado pelo mesmo, entendo o teu desabafo e a indecisão que estás a passar.

    eu talvez devesse dizer-te:
    Débora, vai para a faculdade, tira um curso.

    mas da maneira que isto está, não é por seres psicóloga ou engenheira que tens emprego garantido.

    eu tirei o curso de direito e depois disso fiz a Ordem dos advogados.
    o meu estágio acabou em maio passado, depois de muuuito ter demorado.
    imagina:
    acabei o curo em julho de 2008 e fiz tudo na Ordem à primeira, isto é, nunca repeti exames etc...
    por isso vê:
    já acabei o curso e estou à espera de fazer o último exame na Ordem (que são 5 no mesmo dia + uma prova oral) há 3 anos e 4 meses!!!

    pois é.
    e infelizmente, nenhum advogado pode exercer sem estar inscrito na Ordem.
    tax a ver o stress que tem sido e a seca que tenho apanhado, né?

    e onde é keu kero xegar?
    kero dizer-te ke, apesar de adorar a área em que trabalho, há também outras coisas que eu gostava muito de fazer ou de ter feito e não o fiz para ser advogada.

    deste modo, digo-te (apesar de não estar arrependida) acho que deves optar pela maquilhagem
    por aquilo que te dá paixão e para o qual tens a aptidão necessária.
    segue o teu sonho
    não penses ke não vai haver lugar pra ti nesse mundo, pois talentosa como és, vais e voas até onde bem entenderes.

    só não desistas de fazer algo ke amas, por causa de medos ou dúvidas.

    tu consegues tudo.
    foca-te
    empenha-te
    e atira-te à oportunidade
    e tudo de bom alcançarás=)

    muita sorte do fundo do coração
    bj
    bee*

    ResponderEliminar
  3. Obrigada às duas pelo apoio, isso é muito importante para mim acreditem.

    Tenho de pensar muito bem, e seguir o que eu gosto que é o mundo da estética, em especial maquilhagem.

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  4. boneca
    já respondeste à tua dúvida, ao dizeres e passo a citar "seguir o que eu gosto que é o mundo da estética, em especial maquilhagem."

    =)
    já tens a tua resposta!
    segue o instinto=)
    o coração=)
    lov
    bee*

    ResponderEliminar
  5. Vou investir na minha formação :D
    Hoje fui informar-me, e vou formar-me em estética e cosmetologia e como tenho o 12º ano posso fazer o curso :D

    É uma coisa que eu quero mesmo, e vamos lá ver como corre :D

    Obrigada pelo apoio linda :D

    ResponderEliminar

Olá querida, agradeço imenso a tua opinião :D Fico muito feliz. Irei responder no mesmo post, portanto não te esqueças de passar por cá e ver a resposta :)

Número total de visualizações de página